quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

GOVERNO ANUNCIA PRORROGAÇÃO DE IPI REDUZIDO ATÉ JUNHO DE 2013...


Ministro da fazenda, Guido Mantega (Foto: Valter Campanato / ABr)
O governo anunciou na noite desta quarta-feira (19) a prorrogação do regime de redução de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para vários setores de produção, incluindo veículos. O ministro da fazenda, Guido Mantega, declarou em Brasília que o sistema de tributação deverá permanecer até junho de 2013. A previsão era de que o regime fosse encerrado no próximo dia 31 de dezembro.

Segundo Mantega, porém, os valores do IPI subirão gradualmente até retornarem ao patamar original. De acordo com o ministro os veículos 1.0, por exemplo, manterão o IPI zero até 31 de dezembro. De janeiro a março, terão alíquota de 2%. De abril a junho, o valor sobe para 3.5%. A partir de julho, o valor volta ao patamar de 7%.
Para modelos de motorização de 1.0 a 2.0, a alíquota, que está em 6,5%, passará para 8% de janeiro a março. De abril a junho, subirá para 10% e, depois, retorna aos 13%.

Estimativas da união apontam que, com a redução do IPI, o governo deixará de arrcadar R$ 2,63 milhões no ano que vem, informa a Agência Brasil.
A redução do IPI está em vigor desde maio deste ano, quando foi anunciada. Em agosto, sua prorrogação foi garantida até o fim de outubro, quando houve um novo adiamento do prazo, que ficou para o fim deste ano. Em outubro o Governo oficializou o Inovar-Auto, programa que recompesará com descontos em impostos as empresas automotivas que investirem em pesquisa e tecnologia. O programa passará a vigorar a partir de 2013.

0 comentários:

Postar um comentário