terça-feira, 11 de dezembro de 2012

SERRA TALHADA: FAFOSPT Registra Crescimento, Mas Tem Média Insatisfatória Pelo Terceiro Ano Consecutivo..

O resultado do Índice Geral de Cursos (IGC) 2011, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), na última quinta-feira (6), trouxe, mais uma vez, uma má notícia para os serratalhadenses. Pelo terceiro ano, a Faculdade de Formação de Professores (Fafopst) recebeu média considerada insatisfatória para os padrões de excelência, obtendo um IGC Contínuo de apenas 1,74 (conceito 2). Apesar disso, a Fafopst registrou um avanço, em relação ao IGC 2010, quando foi avaliada com IGC contínuo de 0,85 (conceito1), o que acabou a colocando entre as piores instituições do Brasil. O índice tem notas que vão de 1 a 5, e são consideradas insatisfatórias as médias 1 e 2. Em 2009, a faculdade também havia sido avaliada com média um.

A Fafopst teve cinco cursos avaliados, todos em nível de licenciatura: Matemática, História, Biologia, Educação Física e  Letras. Apesar da insuficiência, a faculdade obteve média 4 no quesito infraestrutura. A prova disso é que o reitor da UPE (Universidade de Pernambuco), Carlos Calado, decidiu instalar a faculdade de Medicina, em seus primeiros meses, na instituição, que faz parte de uma autarquia municipal. Recentemente, alunos e professores organizaram um amplo protesto contra a ingerência política dentro da administração da Fafopst. O que estaria “travando” o desenvolvimento do centro educacional, segundo eles.

Elevando os índices em 1 ponto ao ano, como ocorreu desta vez, a Faculdade de Formação de Professores poderá obter índice 3 no próximo IGC, considerado satisfatório pelo MEC. Em todo o país, foram avaliadas 2.136 universidades, faculdades e centros universitários. Desse total, 50,6% tiveram conceito 3, considerado satisfatório, enquanto que apenas 27 faculdades e universidades alcançaram a avaliação máxima. O IGC foi criado para medir, num único indicador, a qualidade dos cursos de graduação, mestrado e doutorado. Para a graduação, é utilizado o CPC (Conceito Preliminar de Curso), baseado, entre outros dados, no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes)

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