sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Governo do Estado vai comprar e afundar boeing no mar do Recife para servir de fast food para tubarões...


O governo Eduardo Campos prepara-se para comprar uma aeronave fora de uso, tipo um Boeing, para afundar nas águas do mar do Recife e criar uma espécie de viveiro, ao lado de várias embarcações já fundeadas, em mais uma iniciativa de combate aos ataques de tubarão na capital pernambucana.

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, Sérgio Xavier, revela que a iniciativa faz parte da criação de um parque marinho no Recife, ao custo de R$ 30 milhões.

“A ideia é lançar em fevereiro do ano que vem. O parque marinho faz parte de um desafio de reduzir os ataques de tubarão”, diz.

“Antes, os tubarões não atacavam porque havia equilíbrio. Se a gente recompor o ambiente, a tendência é resolver”, acredita. “Queremos colocar uma espécie de banquete, do lado direito do canal que corta a praia (vindo de Suape), com alimentos mais abundantes para as espécies”.

De acordo com o planejamento, outras cinco embarcações serão fundeadas, além das 27 já catalogadas e conhecidas.

O governo do Estado chegou a negociar a compra de aeronaves da extinta Vasp, estacionadas há vários anos no pátio do Aeroporto do Recife, mas a Justiça Federal optou pelo leilão, como sucata.

“Estamos procurando outras. Já conversamos com a Marinha, para saber onde pode e onde não pode, pois é uma área de rota de navios”, conta o secretário.

Jovem de 14 anos é assassinado em Petrolina...

menormorto
Na manhã desta quarta-feira (25), por volta das 05h00 foi assassinado o menor J.U., de 14 anos de idade, no Bairro São Gonçalo, zona oeste da cidade. Segundo informações, o mesmo era usuário de droga. O corpo foi levado pela Polícia Científica. A Polícia Civil já iniciou as investigações, sendo que até o fechamento desta matéria ainda não havia suspeito. Com informações Blog do Banana.

MIRANDIBA: APAE de Mirandiba emociona no NATAL com exemplos de superação e solidariedade...


Na APAE de Mirandiba a inclusão social começa com participação de todos os 78 assistidos nas atividades desenvolvidas, como no coral, formado especialmente para o período natalino.

há 5 anos Edilson Lopes começou ser acompanhado por uma fisioterapeuta devido a má formação óssea congênita e já obteve resultados positivos. É a solidariedade despertando o sentimento da gratidão, mesmo com as adversidades.

Consciente da importância do trabalho da associação para tratamento da filha, Ivani Barbosa, agricultora, viaja cerca de 30 km de van trazendo juliana, portadora de paralisia cerebral. 

Vários voluntários atuam na APAE da cidade dando o melhor de si, no caso da fonoaudióloga o desafio é todos os alunos desenvolvam a fala a a partir de estímulos. graças a esse tratamento, Wagner Sá venceu a barreira imposta pela deficiência intelectual e hoje representa associação dos pais e amigos dos excepcionais de Mirandiba em todo país.

A coordenadora pedagógica, Joseane Furtado, diz que enfrenta dificuldades com a falta de espaço físico. Para Geovânio Souza, diretor de finanças, de todas, a maior necessidade é de uma sede própria, os recursos obtidos até agora só deram para comprar um terreno. Com informações Blog do Luiz Carlos/Nilson Senna/Edição Costa Jr.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Operação da PF-PE erradica 60 mil pés de maconha no Sertão pernambucano...

f6c9c2d33d21f9d7fa0394f448ba1e0d.jpgCom a erradicação dos 60 mil pés, 20 toneladas da droga deixaram de ser produzidas
Fotos: PF-PE/divulgação

Do NE10
Com o auxílio de duas aeronaves, dois cães farejadores e dezenas de viaturas terrestres, a Polícia Federal em Pernambuco (PF-PE) destruiu 60 mil pés de maconha nos municípios de Orocó e Ilhas Costeiras do Rio São Francisco, no Sertão do Estado. A Operação Gavião foi deflagrada na última terça-feira (17) e concluída dois dias depois com o apoio de 30 policiais federais, em conjunto com o Grupo Tático Aéreo da Secretaria de Defesa Social do Estado (GTA-SDS/PE). Ninguém foi preso.
De acordo com cálculos de peritos criminais federais, com a erradicação dos 60 mil pés, 20 toneladas da droga deixaram de ser produzidas, o equivalente a 31 kg de maconha pronta para o consumo. Durante a operação, os policiais detectaram a presença de tubulações que irrigavam os plantios com água desviada do Rio São Francisco.
Apesar de ninguém ter sido preso, isso não diminui o valor da operação, segundo o assessor de comunicação da PF-PE, Giovane Santoro, já que o objetivo da ação é erradicar os pés da maconha para evitar que ela seja prensada e comercializada.
"Como montamos logística de guerra, é natural que não haja flagrante. Mas isso não impede o avanço da operação, pois o proprietário do local será intimado a comparecer à Delegacia de Salgueiro e responderá pelo crime de tráfico de entorpecentes", esclarece.
BALANÇO - Durante o ano de 2013, a PF-PE realizou três operações de erradicação de maconha (Gavião, Resgate I e II), o que resultou na destruição de 719 mil pés, o que produziria aproximadamente 240 toneladas de maconha.
http://produtos.ne10.uol.com.br/saojoao/wp-content/uploads/2013/12/gaviao_pf2_470.jpg
                             Aeronaves e cães farejadores foram utilizados para localizar os plantios
http://produtos.ne10.uol.com.br/saojoao/wp-content/uploads/2013/12/gaviao_pf_470.jpg
                      Em 2013, PF-PE realizou 3 operações que resultaram na queima de 719 mil pés
http://produtos.ne10.uol.com.br/saojoao/wp-content/uploads/2013/12/gaviao_pf3_470.jpg
                               Para a Operação Gavião, a PF-PE montou uma logística de guerra

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Eduardo e Dilma em pé de briga na foto do ano...

foto_ano
Registrar com uma única imagem todo um sentimento e repercussão que envolveu a vinda de Dilma a Pernambuco depois do anúncio de candidatura própria do socialista não era nada fácil. O clima de animosidade esperado era vigiado por centenas de jornalistas, repórteres e fotógrafos.
E só uma  conseguiu : a foto de Tereza Maia, do D. A. Press, que estampou a capa do Diário de Pernambuco de ontem merece o registro. Dilma e Eduardo se armando para o embate, registrada em um milésimo de segundo pela lente da fotógrafa ganhou prêmio de “imagem que vale mais que mil palavras”… Com informações do Site Nill Júnior.

MIRANDIBA: TRF Da 5° Região Mantém Condenação De Ex-prefeito e Suspende Seus Direitos Políticos Por Cinco Anos...


O Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 manteve, nesta terça (17/12), a sentença que condenou o ex-prefeito de Mirandiba (PE), Jorge Rubens de Sá Carvalho., e a construtora Parnaíba Engenharia LTDA às sanções previstas no art. 12, II, da Lei de Improbidade Administrativa, em razão da má utilização de recursos públicos, obtidos através de convênio firmado com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf).

Os magistrados também negaram provimento às apelações da União e do Ministério Público Federal (MPF), que pediam uma condenação mais rigorosa aos condenados e a extensão da condenação aos demais réus denunciados na ação.

ENTENDA O CASO - A ação civil pública foi promovida pelo Ministério Público Federal (MPF), em razão de irregularidades cometidas por gestores públicos e empresários, no total de 11 pessoas físicas e uma pessoa jurídica.

A sentença julgou improcedente a ação de improbidade em relação a oito réus, por falta de provas de que tivessem participado das ilegalidades apuradas pelo órgão fiscalizador. Condenou, todavia, o ex-gestor municipal, Dr. Jorge Rubéns e outras duas pessoas responsáveis pela empresa contratada, à suspensão dos direitos políticos por cinco anos, ao pagamento de multa civil, equivalente ao dano causado, e ao ressarcimento integral do dano, no valor atualizado de R$ 63.610,95.

Da sentença, recorreram o MPF, a União, e, dos réus condenados, apenas o ex-prefeito, sob a alegação de que todos os recursos financeiros repassados pela Codevasf foram aplicados na construção de casas populares, as quais foram entregues à população do município de Mirandiba, não havendo, assim, a demonstração de qualquer prejuízo para o erário.
AC 555604 (PE)
Autor: Divisão de Comunicação Social do TRF5 – comunicacosocial@trf5.jus.br


Fonte: TRF 5ª Região

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Portuguesa pode se salvar e jogar o Corinthians para a Série B do Brasileirão...

Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians


















A briga da Portuguesa para se manter na Série A do Campeonato Brasileiro em 2014 pode acabar colocando outro time na Segunda Divisão, e não o Fluminense. Quem pode acabar dançando se o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) aceitar os argumentos do clube do Canindé é o Corinthians. A informação foi revelada pelo colunista Lauro Jardim, da revista Veja.

Parece inacreditável, mas até o Corinthians poderá ser rebaixado para a Série B na reta final do Brasileirão-tapetão 2013.
A queda pode ocorrer se o STJD confirmar o argumento da Portuguesa de que a decisão do julgamento do atleta Héverton só contaria a partir da segunda-feira, 9, primeiro dia útil depois do julgamento.
E como o Corinthians entra nessa história? Simples: no jogo do clube contra a Portuguesa, em 29 de setembro, Emerson Sheik foi flagrado por câmeras dando uma cotovelada em Ferdinando, da Lusa. O jogador não foi expulso – portanto não cumpriu suspensão na partida seguinte  -, mas acabou denunciado no STJD dias depois.
No dia 18 de outubro, uma sexta feira, Sheik foi condenado no STJD com um jogo de suspensão. O jogador não entrou em campo no dia 19, na partida contra o Criciúma. Já na rodada seguinte, contra o Santos, Sheik participou normalmente do jogo, que terminou em empate.
Ora, se a tese da Lusa prevalecer, o Corinthians deveria perder quatro pontos porque Sheik não poderia ter disputado a partida contra o Santos. Ou seja, não jogar contra o Criciúma não teria efeito de cumprimento da pena. Assim, com 46 pontos e menos vitórias que Fluminense e Criciúma, o Timão estaria rebaixado para a série B.
Além do caso de Emerson Sheik, a aceitação da tese defendida pela Portuguesa poderá revelar outras irregularidades e movimentar ainda mais o tapetão neste final de ano.
A possibilidade de o Corinthians cair é pequena?  Sim, talvez nula, mas o regulamento permite uma gama enorme de interpretações.
Por Lauro Jardim

Prefeitos do Interior invadem Salão Verde da Câmara Federal 10/12/2013 Deixe um comentário...

Dezenas de prefeitos invadiram o Salão Verde da Câmara dos Deputados, no início da tarde desta terça-feira (10). Eles conseguiram passar pelos seguranças da Casa, que impediam a entrada do grupo, e seguiram em direção ao gabinete do presidente Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). Os prefeitos reivindicam aprovação de projetos e mais dinheiro para os municípios.
Segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), cerca de 1.200 prefeitos estão na capital federal.
Os gestores municipais recusaram a proposta de formação de um grupo de vinte pessoas para uma reunião com a presidência da Câmara Federal. Eles querem que o encontro seja realizado com todos os presentes. “Cadê o presidente? A casa é do povo! Receba os prefeitos!”, gritam.
Em matéria publicada nesta terça-feira, O Globo mostrou que municípios, principalmente do interior, estão adotando medidas extremas, como demitir o secretariado, para diminuir os custos e tentar fechar o ano sem ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal. Com Informação Blog do Magno

Falsário é preso pelo Serviço de Inteligência quando tentava aplicar golpe na Agência Santander em Salgueiro...

ADILSON CLAUDINO DA SILVA, 42 anos, solteiro, soldador, residente na Rua Otacílio Ferreira da Silva, nº 09 – COHAB – São José da Laje – A acabava de sair da Agência Bancária Santander em Salgueiro, quando foi preso em flagrante, por volta das 13:00h desta quinta-feira (12).

Segundo o mesmo, onde tentava desde a manhã da mesma data, abrir uma conta corrente, com o intuito de conseguir financiamentos, com toda documentação necessária, porém, falsificada. Policiais Militares do Núcleo de Inteligência do Sertão (NIS-3/Salgueiro) sabendo da presença do falsificador no município passou a monitorar seus passos nas diversas instituições financeiras da cidade, fazendo o seu reconhecimento no Banco Santander, onde aguardou sua saída, para em local seguro e afastado de civis, realizar sua prisão como informa Luiz Carlos. 

De acordo com a polícia o estelionatário apresentava identidade, CPF, comprovante de residência da Celpe e Extrato do Imposto de Renda falsificados em nome de “Adilson dos Santos”, confessando que já havia praticado o mesmo golpe em outras cidades do Agreste de Pernambucano, incluindo à Cidade de Bezerros-PE, sendo o mesmo encaminhado pelos integrantes da Guarnição Tática GT 01/8ºBPM, para Delegacia de Polícia Civil da 193ª Circunscrição em Salgueiro, aonde foi apresentado, ficando sob responsabilidade daquela DEPOL. 
fonte: blog do cauê Rodrigues

Preso resgatado em Delegacia De Delmiro Gouveia pode ter sido executado por quadrilha...

Preso resgatado em Delmiro Gouveia pode ter sido executado por quadrilha
O preso José Ronaldo Araújo Silva, conhecido como ‘Ninha’, resgatado por criminosos nessa quinta-feira (13), em Delmiro Gouveia, é acusado de ter matado um sargento da Polícia Militar, na cidade de Paulo Afonso, na Bahia.
De acordo com o delegado regional de Delmiro Gouveia, Rodrigo Cavalcante, há duas hipóteses que estão sendo investigadas pelos agentes: José Ronaldo pode ter sido resgatado de fato ou grupo o executou.
Segundo a versão policial, ele também respondia por crimes em Pernambuco. Até o momento não há informação sobre o paradeiro do bando.
O resgate
Homens fortemente armados e encapuzados invadiram, na noite dessa quinta-feira (12), o prédio da Delegacia Regional de Delmiro Gouveia, no Sertão alagoano, ameaçaram agentes civis e resgataram um dos presos que estava na carceragem.
Durante a ação, os criminosos fizeram várias ameaças aos policiais com armas de grosso calibre. Após resgatarem o detento, os bandidos fugiram do local em veículo ainda não identificado.
Policiais de batalhões militares e delegacia de outras cidades foram acionados para ajudar na localização dos membros da quadrilha.
fonte: mais noticias

Traficante morre em troca de tiros com a polícia em Delmiro Gouveia...

Por Jota Silva e Ítallo Timóteo
Dois traficantes foram presos e um morreu durante uma troca tiros com a polícia, na manhã desta quinta-feira (12, por volta das 9h20, no bairro Ponto Chique I, periferia da cidade de Delmiro Gouveia.
Os policiais tinham recebido uma denúncia anônima, informando que naquele bairro estava funcionando uma boca de fumo, quando se digiram para a localidade e foram recepcionados a tiros, efetuados por dois homens que estariam vigiando o referido ponto de drogas.
Guarnições da Polícia Civil e Militar que averiguavam a ocorrência iniciaram uma troca de tiros com os traficantes, atingindo um deles com pelo menos quatro tiros que o mataram na hora. O outro criminoso tentou se evadir por dentro de uma residência vizinha, mas acabou detido pelos policiais.
A pessoa que morreu no tiroteio se trata de João Dummont Moura, 32. Com ele foi encontrado um revólver calibre 38, devidamente carregado e com duas munições deflagradas. O que tentou fugir e foi detido é o pernambucano José Ronaldo Araújo Silva, conhecido como “Ninha”, 21, que estava armado com uma pistola .40, com 16 munições, seis delas já utilizadas.
Na casa apontada na denúncia, os policiais conseguiram prender a jovem Marta Barbosa da Silva, 18, que tentava escapar pelo quintal do imóvel, quando foi capturada. No local foi encontrado um tablete de maconha de aproximadamente 1,5 kg e 24 pedras de crack, além de uma motocicleta Falcon, de cor preta e placa KIY-2432, veículo suspeito de ser roubado.
Durante a ação, um policial civil ficou ferido no ombro ao se chocar com uma parede, no momento que tentava se proteger dos tiros. O agente foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para o hospital da cidade, onde foi medicado e liberado.
Os presos e o material apreendido foram levados para a Delegacia Regional de Polícia do município. O corpo foi removido para o necrotério do hospital local, de onde deve ser recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML).
fonte: minuto sertão


MAIS FOTOS

  • José Ronaldo
  •  
  • Ítallo Timóteo
  •  
  • Ítallo Timóteo
  •  
  • Ítallo Timóteo
  •  
  • Ítallo Timóteo
  •  
  • Ítallo Timóteo
  •  
  • Ítallo Timóteo
  •  
  • Ítallo Timóteo
  • Ítallo Timóteo
  •  

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Jogador Mirandibense, Elielton, Se Apresenta No Novo Time Catarinense...

Bruscão apresenta pacotão de reforços para disputa do Catarinense
Lateral-direito Iury, volante Elielton, goleiro Wanderson, atacante Willian Kiko e meia Rafael Bittencourt foram apresentados nesta quarta-feira (11) - Crédito: Sidney Silva
O Brusque apresentou, oficialmente, nesta quarta-feira (11), cinco reforços para a disputa da Série A do Campeonato Catarinense. Chegam ao clube o goleiro Wanderson, o lateral-direito Iury, o volante Elielton, o meia Rafael Bittencourt e o atacante Willian 'Kiko'. Todos já haviam sido confirmados pela diretoria anteriormente. 

Dois deles já trabalharam com o técnico Pingo - situação que foi determinante para aceitarem o convite da equipe quadricolor. Wanderson - que jogou a Divisão Especial deste ano pelo Marcílio Dias - esteve no Juventus de Jaraguá do Sul até o primeiro semestre deste ano. Foi no clube que o goleiro revelado pelo Coritiba conheceu o treinador do Bruscão em 2012.

"A minha negociação veio através do Pingo. Subimos o Juventus juntos. Assim que ele assumiu o Brusque, a gente manteve contato e houve o acerto", comenta. O goleiro de 27 anos e 1,93 metros de altura chega para disputar posição com Fabão, que se destacou na Divisão Especial deste ano. "É uma disputa saudável. Quem ganha com isso é o Brusque. Vou  dar meu melhor para conseguir meu espaço e tenho certeza que dará tudo certo", diz.

Willian 'Kiko'
Outro que já trabalhou com Pingo é o atacante Willian 'Kiko'. O atleta de 22 anos se caracteriza como um jogador ágil pelos lados dos gramados. Ele fui um dos primeiros anunciados, mas sua contratação quase virou uma novela em razão de um acerto com o Atlético Ibirama. "Eu até havia acertado com outro clube e houve o imprevisto de ser anunciado em Ibirama e aqui no Brusque também, mas isso já foi resolvido", comenta.

O atleta chega com a missão de fazer a torcida esquecer o nome de Eydison - principal jogador do clube na campanha do acesso. "Para mim é normal. Também fui o destaque da segunda divisão, quando a gente subiu com o Juventus. Fui eleito o melhor jogador. Não tenho responsabilidade nenhuma, só de fazer o que sei que dará tudo certo".

Para Kiko, o fato de ser comandado por Pingo foi essencial para a escolha do Brusque. O jogador mostra otimismo com a parceria ao lado do treinador quadricolor. A vinda do Pingo pesou para a minha decisão. Trabalhei com ele no Joinville e Juventus de Jaraguá.  Sempre que estivemos juntos, vencemos".

Rafael Bittencourt
Quem retorna ao clube depois de cinco anos é o meia Rafael Bittencourt. O jogador, hoje com 26 anos, esteve no Brusque em 2008. "Volto mais experiente, mas com a mesma alegria e determinação que tinha quando joguei aqui pela primeira vez", diz o atleta - que tem como um de seus pontos fortes a bola parada.

O jogador afirma que a expectativa é fazer parte de um grande time ao lado dos reforços que foram contratados. Nos últimos anos, Bittencourt chegou a jogar fora do país. Seu último clube foi o Guarani de Venâncio Aires, time da terceira divisão do Campeonato Gaúcho. 

Eles diz que a força do Campeonato Catarinense foi um atrativo para que desejasse voltar ao clube quadricolor. " É um campeonato dificílimo. Com cinco grandes equipes no cenário brasileiro. Espero poder ajudar para que a gente faça uma boa campanha. Deste já á convoco a torcida para nos apoiar, pois ela será bastante importante".

Elielton
O volante Elielton é outro que ressalta a força do estadual como um atrativo para jogar pelo clube. O jogador foi um dos últimos a fechar acordo com o Brusque. Durante este ano, o atleta de 28 anos defendeu as cores do América-RN na Série B do Brasileirão. "A gente vê três times na Série A e dois na B e percebe que é um dos melhores estaduais do Brasil. A minha vinda se deve também pelo bom conhecimento de alguns amigos que já passaram por aqui", revela.
Elielton- Crédito: Sidney Silva
O jogador já era um desejo antigo da diretoria do Bruscão. Em 2010, chegou a ter seu nome vinculado a equipe quadricolor, mas a contratação não se concretizou. Elielton se caracteriza como um volante moderno, que gosta de chegar ao ataque como homem surpresa para finalização. "Venho me destacando desde 2009 com essa característica. Sem dúvidas no Brusque não será diferente. Vou trabalhar para dar o meu melhor dentro de campo".

Iury
Destaque do Porto na Divisão Especial deste ano, o lateral-direito Iury, 22 anos, também foi apresentado nesta quarta-feira. O atleta jogou futebol de salão até os 18 anos. Além do Porto, teve uma rápida passagem pelo Novo Hamburgo, do Rio Grande do Sul. Ele diz que quer aproveitar a oportunidade de atuar na primeira divisão para alavancar a carreira. 

"O Campeonato Catarinense é muito forte. Com três equipes na primeira, duas na segunda, é uma vitrine para nós que queremos aparecer". Com característica ofensiva, o jogador espera uma boa disputa pela posição com João Neto. O último já foi apresentado junto com o volante Roberto Lopes na semana passada. "Conheço o João Neto e já joguei contra ele também. Penso positivo e quero chegar para ser titular".

Demais reforços
A diretoria do Brusque FC promete apresentar os demais reforços no início da próxima semana. O atacante Aldair e o lateral-esquerdo Tarcísio, ambos do Joinville, devem chegar ao clube após o fim da Copa SC. O lateral-esquerdo Gilton está acertado verbalmente com o clube, mas ainda não fechou contrato. 

Reapresentação
Os reforços contratados pelo Brusque para a Série A do Campeonato Catarinense se reapresentam na segunda-feira. Eles se juntam ao goleiro Fabão, os zagueiros Cleyton e Leandro Mancha, os volantes Néris e Eurico e ao meia Serginho, que tiveram seus contratos renovados para essa temporada.

A primeira atividade do ano já deve contar com a presença do técnico Pingo. O treinador se recupera de uma cirurgia para a retirada de um tumor na cabeça e já teria aval médico para voltar a trabalhar normalmente ao lado do gramado. 

Veja abaixo a ficha técnica dos reforços do Bruscão.

Nome: Iury Fenker Krolikoski
Naturalidade: União da Vitória
Idade: 22 anos
Posição: lateral-direito
Último clube: Porto

Nome: Rafael Bittencourt
Naturalidade: Venâncio Aires (RS)
Posição: Meia
Idade: 26 anos
Último clube: Guarani de Venâncio Aires

Nome: Wanderson Silveira Gomes
Naturalidade: Sinop (MT)
Idade: 27 anos
Posição: Goleiro
Último clube: Marcílio Dias

Nome: Elielton Luiz dos Santos 
Naturalidade: Mirandiba (PE)
Idade: 28 anos
Posição: Volante
Último clube: América-RN

Nome: Willian Rudolf Hopfner 
Naturalidade: Canoinhas 
Idade: 22
Posição: Atacante
Último clube: Juventus

sábado, 7 de dezembro de 2013

Ciosac segue exportando experiência para outros estados...

A Companhia Independente de Operações e Sobrevivência em Área de Caatinga, Ciosac, segue exportando experiência ministrando treinamento para polícias e bombeiros de outro estados. No mês passado, a Companhia treinou policiais do esquadrão de elite da Polícia Federal de Brasília.
Esta semana, a Ciosac recebeu, a partir do dia 1º de dezembro, em seu campo de instrução, um grupo de Bombeiros Militares do Estado da Paraíba, em uma etapa referente ao Curso de Operação de Busca e Resgate em área de Caatinga (Cobrac), a fim de serem treinados e capacitados para operarem em terreno de Caatinga.
O estágio da Adaptação à Caatinga, ministrado pela Ciosac, encerrará nesta sexta-feira, 6 de dezembro. Além do treinamento físico para se adaptarem ao clima do Sertão, os discentes receberam instrução de Ofidismo, Resgate de Ferido em Ambiente de Montanha, Orientação e Navegação por GPS e Bússola, Marchas e Estacionamentos e Técnicas de Sobrevivência na Caatinga.
FAROL com informações da Assessoria

MIRANDIBA: Estelionatários São Detidos Após Se Passarem Por Vendedor...

Policiais Militares do 8ºBPM (GE Malhadareia) quando da realização da Operação sossego obtiveram conhecimento que o Paulo José da Silva de Santana, 28 anos e Josildo Ferreira das Neves, 34 anos se passando de vendedor pelas ruas da cidade coagiam as vitimas a comprar mercadorias e a entregar dinheiro a estes sem compra alguma, onde entraram a força na residência de uma senhora de 62 anos e tomaram a quantia de R$ 30,00 reais, também semelhante a primeira levaram a quantia de R$ 44,00 reais de outra vítima.
Sendo todos os envolvidos conduzidos para a delegacia de policia para confecção do flagrante delito. fonte: portal belmonte

Pernambuco está entre os cinco estados que menos notificam crimes...

mapa_470
A Pesquisa Nacional de Vitimização, divulgada nesta quinta (5) pelo Ministério da Justiça, mostrou que Pernambuco está entre os cinco estados onde os cidadãos menos procuram a polícia para registrar ocorrência de crimes. O Estado ocupa a 4ª posição, empatado com o Rio de Janeiro, com 14,6%, enquanto a Paraíba aparece em primeiro lugar (11%), seguida da Bahia (13,7%) e Rio Grande do Norte (14,2%). Em quinto lugar, aparece o Espírito Santo, com 18%. Entre as capitais, João Pessoa (PB) tem a taxa mais baixa (8,5%), seguida de Salvador (12,2%) e Natal (15,1%).
Ainda segundo o levantamento, dois em cada dez brasileiros que moram em cidades com mais de 15 mil habitantes e foram vítimas de crimes e ofensas como agressões, discriminação e furtos, nos últimos 12 meses anteriores à pesquisa, procuraram a polícia para registrar a ocorrência.
Para a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, essa realidade está associada a dois fatores: oferta insuficiente de serviços de segurança pública e falta de confiança na polícia. De acordo com o levantamento, aproximadamente 80% dos entrevistados disseram confiar pouco ou não confiar nas polícias Militar e Civil. Segundo o estudo, 18% confiam muito na Polícia Militar e 16,6% na Civil.
“A subnotificação se apresenta onde há maior deficiência de serviços, técnicos e postos à disposição da população. Quando estados oferecem a facilidade para fazer a ocorrência pela internet, a subnotificação diminui. Na outra ponta, há lugares, como no Amazonas, em que se levam quatro horas de barco para registrar uma ocorrência.
Além disso, há municípios onde faltam delegacias e Polícia Judiciária. Tudo isso, aliado à desconfiança nas polícias, mostra ao governo federal que há necessidade de oferecer tecnologia e capacitação em determinadas regiões, inclusive na fronteira”, disse ela.
A secretária disse que a pesquisa buscou resposta para 12 tipos de crimes e ofensas contemplados no estudo – agressões, ameaças, discriminação; roubo e furto de objetos, de carros e de motos; fraudes, acidentes de trânsito, ofensa sexual e sequestro-relâmpago.
O roubo de carros apresentou maior taxa de notificação (90%), seguido pelo roubo de moto (80,7%). Os casos em que as vítimas procuram menos a polícia são discriminação (2,1%), ofensa sexual (7,5%), fraudes (11,6%) e agressões (17,2%).
O estudo aponta distinção no comportamento dos envolvidos segundo as variáveis socioeconômicas e demográficas. A taxa de notificação dos crimes é maior entre as vítimas que compõem a classe A (22,9%) e têm nível superior (24,2%). Para elevar o grau de confiança da população nas polícias, a secretária defendeu melhorias na formação dos profissionais para “atender às necessidades do dia a dia da sociedade”.
“[É preciso] que a polícia entenda que sua função é a defesa da sociedade e não do Estado. A independência política é fundamental. Além disso, é necessário fazer com que o fluxo do sistema de segurança e de Justiça se comuniquem, e que a fiscalização das políticas seja muito mais atuante, fortalecendo corregedorias e ouvidorias”, disse.
Em outra leitura da pesquisa, segundo a qual três em cada dez brasileiros, que vivem em cidades com mais de 15 mil habitantes, dizem ter sofrido ao longo da vida algum dos tipos de crimes ou ofensas contemplados na pesquisa, a secretária disse que os números não surpreenderam, porque outros dados do Ministério da Justiça apontam para patamar semelhante.
O coordenador do Centro de Estudos de Criminalidade da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Claudio Beato, ressaltou que os crimes e ofensas mais comuns são as agressões e ameaças, com 14,3% dos entrevistados tendo sofrido situações do tipo nesse período, seguido por relatos de discriminação (10,7%). A instituição é uma das parceiras no desenvolvimento da pesquisa.
“São delitos interessantes de observar no detalhamento porque muitos deles têm a ver com fatores religiosos, que ainda representam um fator importante de conflito na sociedade brasileiro, e homofobia”, explicou.
A Pesquisa Nacional de Vitimização foi feita pela primeira vez no Brasil pelo Ministério da Justiça, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e a UFMG. Ao todo, foram entrevistadas 78 mil pessoas, em 346 municípios, nos períodos de junho de 2010 a maio de 2011 e de junho de 2012 a outubro de 2012.

Serviços online no site do Detran são suspensos neste fim de semana...

detran
Os usuários que forem realizar serviços online através do site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) neste sábado (7) não terão sucesso. A partir das 11h, o sistema ficará fora do ar para manutenção. O objetivo é aumentar a agilidade e segurança do site. A previsão é que os serviços sejam normalizados na segunda-feira (9).
Consulta de débitos e de veículos recolhidos, agendamento de testes para habilitação e requerimento da segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) estão entre as principais atividades indisponíveis ao público.
As unidades do Detran nos shoppings, que abrem aos sábados, vão continuar realizando a entrega de documentos e retirando dúvidas do público. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e das 9h às 15h, aos sábados. No Expresso Cidadão, o horário pode se consultado através deste link.(Ne10)

Idoso de 78 anos não consegue vaga em UTI e morre em Belém de São Francisco...

O técnico em enfermagem Antônio Raimundo entrou em contato com nossa redação para denunciar o que considera um descaso. O pai dele, Raimundo Juvêncio dos Santos, 78 anos, sofria de câncer no esôfago e se encontrava a cerca de seis dias indo e retornando do Hospital Dr. José Alventino Lima, em Belém de São Francisco. Na última quinta-feira (05), Juvêncio passou mal em casa, apresentando-se eupneico, com tosse excessiva e quadro permanente de fragilização.
Depois de algumas tentativas de solicitações de senhas para internamento em UTI, a última ocorrida por volta de meio-dia da quinta-feira, o técnico em enfermagem recebeu resposta da central de que não havia vagas em Unidades de Terapia Intensiva da rede PEBA-Pernambuco/Bahia. Os familiares ficaram revoltados, pois, de acordo com Antônio, o paciente é uma pessoa idosa, cuja situação estava se agravando.
Antônio faz um apelo para que os gestores da Rede PEBA pudessem determinar o local para onde seu pai devia ser encaminhado, tendo a certeza de que o quadro se agravava a cada hora. “Na qualidade de técnico em enfermagem, filho e acompanhante, posso assegurar que estou perdendo meu pai para a burocracia imposta pelos que fazem a saúde de Pernambuco”, reclamou.
Ainda esperançosos de socorrer o idoso, os familiares tentaram na quinta-feira, a todo custo, um contato com o Pronto Socorro São Francisco, em Salgueiro, a fim de ver a possibilidade de uma transferência pela cota do SUS. Juvêncio faleceu nessa sexta-feira (06), sem conseguir atendimento médico.
fonte: alvinho patriota

SDS realiza Operação Restauração em Trindade...

Em mais um trabalho conjunto realizado entre as polícias Civil e Militar, dentro do planejamento operacional da Secretaria de Defesa Social (SDS), foi deflagrada nas primeiras horas dessa sexta-feira (06), no município de Trindade, a Operação Restauração. A ação teve como objetivo identificar e prender uma associação criminosa, com pessoas envolvidas na prática de homicídio.
SAM_1243A operação, coordenada pela 24ª Delegacia de Homicídios da cidade de Araripina, teve como resultado a prisão de seis pessoas com envolvimento em homicídios na região do Araripe. Foram presos, Regivan de Souza Alves, 28 anos, José Albino Saturnino, 22, Paulo Bruno Pereira, 18 anos, Rafael da Silva, 26, Newilton Guimarães e Antonio de Souza Silva.
Além das prisões, os policiais também apreenderam um rifle calibre 32, com luneta de precisão, um colete balístico, cinco motos, que provavelmente eram usadas nos homicídios, e um carro. A polícia continua em diligências para identificar outras pessoas envolvidas na prática de homicídios nas cidades que compõem a 24ª Delegacia Seccional de Araripina.
fonte: alvinho patriota