quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Professores da rede estadual devem receber reajuste de 8,32%...

professor1Os professores da rede estadual começarão o ano com reajuste salarial. O governador Eduardo Campos (PSB) anuncia o aumento logo mais, às 15h, na sede provisória do Governo do Estado, no Centro de Convenções, em Olinda. A expectativa do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) é de que o gestor atenda a portaria do Ministério da Educação e conceda o reajuste de 8,32%. O valor é bem aquém do desejado pela categoria, que já agendou assembleia para fevereiro – quando acabam as férias coletivas – e adiantou que não aceitará o aumento sem negociação.
O cálculo do reajuste obedece à portaria que representa a estimativa de aumento do custo de alunos por ano do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb). Segundo o sindicato, quando instituída, em 2012, a taxa era de 19,2%. No último dia 18 de dezembro, no entanto, a portaria foi corrigida e o índice baixou para 8,32%, valor que deve ser seguido para o reajuste salarial.
De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, a correção levará o piso dos servidores para R$ 1.697,37. “Não aceitamos esse valor. Em janeiro, teremos congressos e, em fevereiro, daremos início à mobilização nacional. Fizemos um levantamento de arrecadação por estado e município e, realmente, o índice teria que cair. Mas, pelas nossas contas, ele ficaria em cerca de 15%”, adiantou Heleno Araújo, presidente do Sintepe.
“Provavelmente, o anúncio do governador será de 8,32%. Um percentual baixo e sem negociação com a categoria. Desde que a lei do piso entrou em vigor, o anúncio é feito em março e o retroativo é pago. Anunciar logo em janeiro é novidade. Ano de eleições, de Copa do Mundo, deve ser isso. Mas já avisamos: se o governador anunciar o reajuste nesse valor, vamos nos mobilizar”, concluiu.
Ainda na pauta de reivindicações da categoria consta a campanha salarial, o reajuste do piso de forma efetiva, a melhoria da qualidade estrutural das instituições e a paridade no pagamento do plano de saúde dos servidores estaduais (Sassepe).
Fonte: Diario de Pernambuco

0 comentários:

Postar um comentário